segunda-feira, 13 de junho de 2011

FILOSOFIA DO KUNG FU





Evite em vez de reprimir,
reprima em vez de magoar,
magoe em vez de mutilar,
mutile em vez de matar,
pois toda a vida é preciosa para a puder-mos tirar


dito do kung fu


Filosofia a Ser Seguida Pelos Praticantes de Kung Fu

CHI - Firme de caráter

Desenvolver responsabilidade, sinceridade, honestidade e serenidade para viver em paz, conhecer a si próprio, estabelecendo objetivos e prioridade.

HEI - Desprendido de valores

Ser fiel e amigo, estando sempre disposto a ajudar os companheiros na amizade.

JUNG - Corajoso e heróico

Auxiliar os fracos e combater os abusos, com absoluta isenção de discriminação, ajudar sempre aos necessitados e oprimidos, através da justiça, em harmonia com a força.

WAI - Ativo em todos os empreendimentos

Usar da inteligência, raciocínio e disciplina para manter uma postura ativa, oportuna e responsável. Não se moldar aos aspectos das mentes de outras pessoas e estar sempre disposto ao aprimoramento do raciocínio, sendo sempre assíduo e pontual, não usar meios ilícitos e abusar da ganância para obter a riqueza e valores morais, visto que o essencial da vida é ter saúde, amigos e felicidade.


Disciplina "Juramento".


  • Eu me comprometo a treinar corpo e espírito para a paz;
  • Eu me comprometo a reverenciar nossos ancestrais, respeitar mestre, professores e colegas;
  • Eu me comprometo a não ser falso e seguir o caminho da verdade;
  • Eu me comprometo a persistir no aperfeiçoamento físico, mental e espiritual;
  • Eu me comprometo a ser paciente e humilde, galgando um a um os degraus do conhecimento
  • Eu me comprometo a contribuir para que nosso meio não ofereça abrigo aos mal intencionados;
  • Eu me comprometo a respeitar as demais filosofias e artes marciais;
  • Eu me comprometo a zelar pelo respeito devido, ao Kung Fu.
  • Eu me comprometo a ser exemplo vivo da filosofia e da ética dos mestres



                                                          






JIU PAI




O mestre da escola de Kung Fu é conhecido pelo respeitoso termo "Si-fu" e não é apenas um professor de artes marciais, mas sim responsável em guiar e agir como exemplo para os discípulos.
O Jiu-pai é a tábua com o nome do Grão-mestre e do estilo praticado. Na China antiga, valentões em busca de fama, desafiavam uma escola inteira para o combate, um a um. A vitória culminava com a quebra do Jiu-pai, por isso na frente da placa fica a cadeira do mestre. O último defensor da casa.

 

MU SHI  

Dança do Leão Chinês

A dança do Leão é uma cerimônia realizada com o intuito de trazer sorte, felicidade e prosperidade à quem a contrata, além de espantar espíritos maléficos na cultura chinesa. Antigamente na China, os participantes da Dança ficavam encarregados de proteger o local onde se oferecia o ritual da dança do leão, o ano todo, por isso somente os praticantes de kung fu mais bem treinados da escola podiam realizar tal dança.O ritual representa o Leão acordando, em busca de seu alimento (o alface - sómbolo de prosperidade e fartura) e brincando com o monge.Tratam-se de apresentações interativas, onde o Leão passa fazendo reverência ao público. É realizada por dois participantes representando o Leão (um na cabeça e outro na calda), três participantes tocando o Tambor, os pratos e o gongo e um participante representando o monge.Nossa escola conta com dois leões tradicionais em suas apresentações. Realizamos a cerimônia em escolas, shoppings, eventos culturais entre outros eventos que busquem um pouco da cultura oriental.


A dança do leão se originou na dinastia Tang (618 – 907 a.C.). Diz a lenda que certa noite o imperador teve um pesadelo, no qual um animal estranho salvou sua vida. Na manhã seguinte, ele contou seu sonho para seus ministros, dizendo que esse estranho animal era parecido com um animal do oeste, um leão. Pois na China não há leões e sim tigres. O primeiro leão da China, foi recebido de um imperador estrangeiro.
Considerando que esse estranho animal tinha salvo a vida do imperador, mesmo em sonho, o leão se tornou um símbolo da sorte. A lenda diz que, quando a dança do leão é realizada, ocorre uma limpeza no ambiente, trazendo muita sorte e paz para quem acredita.
Esse animal começou a ser estudado por um monge, que acreditava cegamente no imperador. Em seus estudos, começou a perceber que o leão era um animal muito feroz e que toda sua caminhada, simplesmente, era sempre em busca de alimento e uma vida melhor. O monge percebeu que os caminhos que o leão escolhia eram todos difíceis. Assim, começou a fazer amizade com esse leão e mostrar os caminhos mais fáceis. Daí começou a integração entre homem e animal. Esse monge era chamado de Tai Tao Fat.
O monge, quando retornou ao templo, construiu um animal parecido com esse leão. Quando tinha festas, cerimônias ou ocasiões especiais, era então feita à dança do leão, onde ele copiava os passos e a trajetória que o leão percorria para poder sobreviver. A comida era representada por uma verdura verde, que recebeu o nome de San Tchoi e significa dinheiro que cresce, verdura viva, boas farturas, dias melhores. Tradicionalmente costuma-se colocar um envelope vermelho com dinheiro dentro dessa verdura, para ter um retorno mais rápido.
Outros ministros que eram ligados ao imperador construíram outros tipos de animais para animar o imperador, mas nenhum era tão querido quanto o leão. Este monge, para embelezar a dança, colocou caminhos mais difíceis para percorrer, como pontes e obstáculos. Ainda para ajudar o leão, colocou um monge para indicar um caminho mais fácil.

SÍMBOLOS E OS SEUS SIGNIFICADOS


Tai-Chi
O termo Tai-Chi pode ser traduzido do chinês, por aproximação, como "o mais alto", "o maior", "o grau supremo" ou "aquele que, por sua grandeza, não é mensurável".  Seu conceito nasceu provavelmente dentro do Taoísmo, filosofia/religião chinesa por excelência, cujos registros mais antigos datam do século VI a.C.
 


Pa Kua (Os Oito Trigramas)
No brasão, o Pa Kua (ou Ba Gua) aparece ao redor do Tai-Chi. Ele não é necessariamente associado ao símbolo do Tao e, nas representações populares chinesas, pode ser encontrado sozinho ou envolvendo um espelho circular, caso em que se associa a práticas de proteção contra fantasmas e espíritos malignos.


Sao, Lin, Bei
Juntos, os ideogramas Sao, Lin e Bei (林少北) formam o termo "Saolin Bei" (ou "Bei Saolin"), lido como Shaolin do Norte. O termo Saolin (ou Shaolin) reflete, provavelmente, sua localização na pequena floresta (lin) do monte Shaoshi – daí porque Shaolin, e é identificador do lugar de Henan onde, em 495 d.C., foi erigido o mosteiro de mesmo nome.


Yin, Yang
O termo formado pelos ideogramas Yin-Yang (陰陽) parece servir como reforço ao Tai-Chi. O conceito de bipolaridade masculino-feminino (Yang é masculino, ativo, solar e celestial; Yin é feminino, passivo, lunar e terrestre) foi gerado provavelmente antes da institucionalização do Taoísmo.


Sen, Chi, Jing
O termo, formado pelos ideogramas Sen (ou Shen), Chi e Jing (神氣精) diz respeito aos chamados "Três Princípios" ou "Três Tesouros" (三寶) taoístas. De acordo com Yu Gongbao (autor do livro "Qigong Chinês Ilustrado"), esses princípios podem ser traduzidos, respectivamente, como "Espírito", "Energia Vital" e "Essência".


Lho Hã
O termo é formado pelos ideogramas Lho e Hã (六合), que podem ser traduzidos, respectivamente, por "seis" e "união" ou "harmonia".  De acordo com o médico acupunturista Pan Yi Bo,  a idéia de "União dos Seis" - ou de "Seis Harmonias" - está vinculada a conceitos chineses que envolvem energia (Chi) e, por conseqüência, uma dinâmica universal. O ano possui dois pares de estações Yin (Inverno e Outono) e dois pares de estações Yang (Verão e Primavera). Segundo a concepção chinesa, elas se opõem; mais do que isso, cada uma das estações carrega, em si, três momentos energéticos, de elevação, plenitude e declínio. As seis harmonias seriam dadas pelas inter-relações entre os seis momentos das estações que se opõem. O mesmo vale, necessariamente, para a própria dinâmica das polaridades: algo cresce (elevação), chega a plenitude (plenitude) e declina (declínio), dando origem à inversão polar que segue o mesmo caminho.


Dragão
No pensamento chinês, o dragão ( ou Lung) é associado à polaridade masculina Yang e sua contraparte feminina, Yin, à fênix;  em muitas representações, porém, essa contraparte feminina é representada na forma de uma pérola.  




´VOCABULÁRIO TÉCNICO
Com Séc Pen Kio – Soco reto/Fogo
Alk Kio – Soco cruzado/Madeira
Kap Kio – Soco de cima para baixo/Ouro
Pau Kio – Soco de baixo para cima/Água
Pan Kio – Soco de costa da mão/Terra
Ya te Tou – Soco sol/Invertido
Kua Kio – Soco de costa
Time San – Girar de costa
Fei San – Pular
Tai – Baixo
Kon – Alto
Rau – Costa
Theme – Frente
Teek – Chute
Saak – Joelho
Thane - Cotovelo

Nomenclaturas
Ro-Ma
Tchoi-Kin
Fei Hok Phai
Kung-Fu ou Wu-Shu
Tai Chi Chuan
Kati
Tui Tcha
Sanshou
Bow Su Tsé
Como vai você ?
Até outra vez
Estilo da Garça Voadora
Técnica de luta
Exercício da força do infinito
Movimento
Luta combinada
Combate Livre
Academia de artes marciai

Pronúncias da Contagem em Chinês
  1. Ja
  2. Ji
  3. Sam
  4. Sei
  5. Hm
  6. Lo
  7. Tcha
  8. Pa
  9. Kao
  10. Sap
  11. Sap Ja
  12. Sap Ji
  13. Sap Sam
  14. Sap Sei
  15. Sap Hm
  16. Sap Lo
  17. Sap Tcha
  18. Sap Pa
  19. Sap kao
  20. Ji Sap
  1. Ji Sap Ja
  2. Ji Sap Ji
  3. Ji Sap Sam
  4. Ji Sap Sei
  5. Ji Sap Hm
  6. Ji Sap Lo
  7. Ji Sap Tcha
  8. Ji Sap Pa
  9. Ji Sap Kao
  10. Sam Sap
  11. Sam Sap Ja
  12. Sam Sap Ji
  13. Sam Sap Sam
  14. Sam Sap Sei
  15. Sam Sap Hm
  16. Sam Sap Lo
  17. Sam Sap Tcha
  18. Sam Sap Pa
  19. Sam Sap Kao
  20. Sei Sap
  1. Sei Sap Ja
  2. Sei Sap Ji
  3. Sei Sap Sam
  4. Sei Sap Sei
  5. Sei Sap Hm
  6. Sei Sap Lo
  7. Sei Sap Tcha
  8. Sei Sap Pa
  9. Sei Sap Kao
  10. Hm Sap
  11. Lo Sap
  12. Tcha Sap
  13. Pa Sap
  14. Kao Sap
  15. Ja Pa

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