Evite em vez de reprimir,
reprima em vez de magoar,
magoe em vez de mutilar,
mutile em vez de matar,
pois toda a vida é preciosa para a puder-mos tirar
dito do kung fu
Filosofia a Ser Seguida Pelos Praticantes de Kung Fu
CHI - Firme de caráter
Desenvolver responsabilidade, sinceridade, honestidade e serenidade para viver em paz, conhecer a si próprio, estabelecendo objetivos e prioridade.HEI - Desprendido de valores
Ser fiel e amigo, estando sempre disposto a ajudar os companheiros na amizade.JUNG - Corajoso e heróico
Auxiliar os fracos e combater os abusos, com absoluta isenção de discriminação, ajudar sempre aos necessitados e oprimidos, através da justiça, em harmonia com a força.WAI - Ativo em todos os empreendimentos
Usar da inteligência, raciocínio e disciplina para manter uma postura ativa, oportuna e responsável. Não se moldar aos aspectos das mentes de outras pessoas e estar sempre disposto ao aprimoramento do raciocínio, sendo sempre assíduo e pontual, não usar meios ilícitos e abusar da ganância para obter a riqueza e valores morais, visto que o essencial da vida é ter saúde, amigos e felicidade.Disciplina "Juramento".
JIU PAI

O
mestre da escola de Kung Fu é conhecido pelo respeitoso termo "Si-fu" e não é
apenas um professor de artes marciais, mas sim responsável em guiar e agir como
exemplo para os discípulos.
O
Jiu-pai é a tábua com o nome do Grão-mestre e do estilo praticado. Na China
antiga, valentões em busca de fama, desafiavam uma escola inteira para o
combate, um a um. A vitória culminava com a quebra do Jiu-pai, por isso na
frente da placa fica a cadeira do mestre. O último defensor da casa.
MU SHI
Dança do Leão Chinês
A dança do Leão é uma cerimônia realizada com o intuito de trazer sorte,
felicidade e prosperidade à quem a contrata, além de espantar espíritos
maléficos na cultura chinesa. Antigamente na China, os participantes da Dança
ficavam encarregados de proteger o local onde se oferecia o ritual da dança do
leão, o ano todo, por isso somente os praticantes de kung fu mais bem treinados
da escola podiam realizar tal dança.O ritual representa o Leão acordando, em
busca de seu alimento (o alface - sómbolo de prosperidade e fartura) e brincando
com o monge.Tratam-se de apresentações interativas, onde o Leão passa fazendo
reverência ao público. É realizada por dois participantes representando o Leão
(um na cabeça e outro na calda), três participantes tocando o Tambor, os pratos
e o gongo e um participante representando o monge.Nossa escola conta com dois
leões tradicionais em suas apresentações. Realizamos a cerimônia em escolas,
shoppings, eventos culturais entre outros eventos que busquem um pouco da
cultura oriental.
A dança do leão se originou na dinastia Tang (618 – 907 a.C.).
Diz a lenda que certa noite o imperador teve um pesadelo, no qual um animal
estranho salvou sua vida. Na manhã seguinte, ele contou seu sonho para seus
ministros, dizendo que esse estranho animal era parecido com um animal do oeste,
um leão. Pois na China não há leões e sim tigres. O primeiro leão da China, foi
recebido de um imperador estrangeiro.
Considerando que esse estranho animal
tinha salvo a vida do imperador, mesmo em sonho, o leão se tornou um símbolo da
sorte. A lenda diz que, quando a dança do leão é realizada, ocorre uma limpeza
no ambiente, trazendo muita sorte e paz para quem acredita.
Esse animal
começou a ser estudado por um monge, que acreditava cegamente no imperador. Em
seus estudos, começou a perceber que o leão era um animal muito feroz e que toda
sua caminhada, simplesmente, era sempre em busca de alimento e uma vida melhor.
O monge percebeu que os caminhos que o leão escolhia eram todos difíceis. Assim,
começou a fazer amizade com esse leão e mostrar os caminhos mais fáceis. Daí
começou a integração entre homem e animal. Esse monge era chamado de Tai Tao
Fat.
O monge, quando retornou ao templo, construiu um animal parecido com
esse leão. Quando tinha festas, cerimônias ou ocasiões especiais, era então
feita à dança do leão, onde ele copiava os passos e a trajetória que o leão
percorria para poder sobreviver. A comida era representada por uma verdura
verde, que recebeu o nome de San Tchoi e significa dinheiro que cresce, verdura
viva, boas farturas, dias melhores. Tradicionalmente costuma-se colocar um
envelope vermelho com dinheiro dentro dessa verdura, para ter um retorno mais
rápido.
Outros ministros que eram ligados ao imperador construíram outros
tipos de animais para animar o imperador, mas nenhum era tão querido quanto o
leão. Este monge, para embelezar a dança, colocou caminhos mais difíceis para
percorrer, como pontes e obstáculos. Ainda para ajudar o leão, colocou um monge
para indicar um caminho mais fácil.
Considerando que esse estranho animal tinha salvo a vida do imperador, mesmo em sonho, o leão se tornou um símbolo da sorte. A lenda diz que, quando a dança do leão é realizada, ocorre uma limpeza no ambiente, trazendo muita sorte e paz para quem acredita.
Esse animal começou a ser estudado por um monge, que acreditava cegamente no imperador. Em seus estudos, começou a perceber que o leão era um animal muito feroz e que toda sua caminhada, simplesmente, era sempre em busca de alimento e uma vida melhor. O monge percebeu que os caminhos que o leão escolhia eram todos difíceis. Assim, começou a fazer amizade com esse leão e mostrar os caminhos mais fáceis. Daí começou a integração entre homem e animal. Esse monge era chamado de Tai Tao Fat.
O monge, quando retornou ao templo, construiu um animal parecido com esse leão. Quando tinha festas, cerimônias ou ocasiões especiais, era então feita à dança do leão, onde ele copiava os passos e a trajetória que o leão percorria para poder sobreviver. A comida era representada por uma verdura verde, que recebeu o nome de San Tchoi e significa dinheiro que cresce, verdura viva, boas farturas, dias melhores. Tradicionalmente costuma-se colocar um envelope vermelho com dinheiro dentro dessa verdura, para ter um retorno mais rápido.
Outros ministros que eram ligados ao imperador construíram outros tipos de animais para animar o imperador, mas nenhum era tão querido quanto o leão. Este monge, para embelezar a dança, colocou caminhos mais difíceis para percorrer, como pontes e obstáculos. Ainda para ajudar o leão, colocou um monge para indicar um caminho mais fácil.
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Tai-Chi
O termo Tai-Chi pode ser traduzido do
chinês, por aproximação, como "o mais alto", "o maior", "o grau
supremo" ou "aquele que, por sua grandeza, não é mensurável". Seu
conceito nasceu provavelmente dentro do Taoísmo, filosofia/religião
chinesa por excelência, cujos registros mais antigos datam do século
VI a.C.
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Pa Kua (Os Oito Trigramas)
No brasão, o Pa Kua (ou Ba Gua) aparece
ao redor do Tai-Chi. Ele não é necessariamente associado ao símbolo do
Tao e, nas representações populares chinesas, pode ser encontrado
sozinho ou envolvendo um espelho circular, caso em que se associa a
práticas de proteção contra fantasmas e espíritos malignos.
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Sao, Lin, Bei
Juntos, os ideogramas
Sao, Lin e Bei (林少北) formam o termo "Saolin Bei" (ou "Bei Saolin"),
lido como Shaolin do Norte. O termo Saolin (ou Shaolin)
reflete, provavelmente, sua localização na pequena floresta (lin) do monte Shaoshi – daí porque Shaolin, e é identificador do lugar de Henan onde, em 495 d.C., foi erigido o mosteiro de mesmo nome.
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Yin, Yang
O termo formado pelos
ideogramas Yin-Yang (陰陽) parece servir como reforço ao Tai-Chi. O
conceito de bipolaridade masculino-feminino (Yang é masculino, ativo,
solar e celestial; Yin é feminino, passivo, lunar e terrestre) foi
gerado provavelmente antes da institucionalização do Taoísmo.
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Sen, Chi, Jing
O termo, formado pelos
ideogramas Sen (ou Shen), Chi e Jing (神氣精) diz respeito aos chamados
"Três Princípios" ou "Três Tesouros" (三寶) taoístas. De acordo com Yu
Gongbao (autor do livro "Qigong Chinês Ilustrado"), esses princípios
podem ser traduzidos, respectivamente, como "Espírito", "Energia
Vital" e "Essência".
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Lho Hã
O termo é formado pelos ideogramas Lho e Hã (六合), que podem ser traduzidos, respectivamente, por "seis" e "união" ou "harmonia". De acordo com o médico acupunturista Pan Yi Bo, a idéia de "União dos Seis" - ou de "Seis Harmonias" - está vinculada a conceitos chineses que envolvem energia (Chi) e, por conseqüência, uma dinâmica universal. O ano possui dois pares de estações Yin (Inverno e Outono) e dois pares de estações Yang (Verão e Primavera). Segundo a concepção chinesa, elas se opõem; mais do que isso, cada uma das estações carrega, em si, três momentos energéticos, de elevação, plenitude e declínio. As seis harmonias seriam dadas pelas inter-relações entre os seis momentos das estações que se opõem. O mesmo vale, necessariamente, para a própria dinâmica das polaridades: algo cresce (elevação), chega a plenitude (plenitude) e declina (declínio), dando origem à inversão polar que segue o mesmo caminho. |
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Dragão
No pensamento chinês, o dragão (龍 ou Lung)
é associado à polaridade masculina Yang e sua contraparte feminina,
Yin, à fênix; em muitas representações, porém, essa contraparte
feminina é representada na forma de uma pérola.
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